quarta-feira, 4 de abril de 2018

Bolo Floresta negra

Um bolo simples, suave e de sabor característico da cereja não é pra qualquer pessoa, acho que a relação com cereja em conservas ao marrasquinho bem triste no nosso país, pois raramente você comerá cereja de verdade, já que existem muitas que são de chuchu, acho bacana que saibam fazer cerejas falsas, até sei também, porém, o que me entristece é que não existe um respeito ao consumidor de avisar que está comprando um produto genérico. 
Eles cobram caro por uma cereja falsa, isso me deixa triste e decepcionada. Pessoas que dizem não gostar de cerejas, acredito que não experimentaram uma verdadeira, ou a fruta in natura. 
Quando for comprar à granel, experimente a cereja; dá pra perceber, ela é mais dura e percebe que o sabor some logo, outra dica é procurar o buraquinho por onde tiraram o caroço e o cabinho das cerejas, a de chuchu não terá.
O nome Marrasquino se refere às cereja marasca da Croácia e o licor marrasquino feito com elas, no qual estas cerejas eram amassadas e adoçadas. Cerejas inteiras preservadas nesse licor eram chamadas de "cerejas marrasquino". Elas eram, primariamente, produzidas e consumidas como item de luxo pela realeza e pessoas mais abastadas. (Wikipédia).


Ingredientes da massa:

1 1/2 xícara de açúcar
4 ovos inteiros
1/4 xícara de óleo
3/4 xícara de maisena
3/4 xícara de cacau em pó ou chocolate em pó
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal


Misture os secos e reserve, bater na batedeira os ovos com o açúcar até ficar fofo, acrescente o óleo sem parar de bater, desligue a batedeira, despeje a mistura dos secos intercalando com a água morna. Coloque em duas assadeiras untadas e enfarinhadas, ou cobertas com papel manteiga, leve para assar a 180ºC até que espetando um palito, este saia limpo. 




Repita a receita, porque para a montagem do bolo necessitamos de 3 discos de bolos.
Montagem:

3 discos de bolo de chocolate
1 geléia de cereja
200 g de cerejas ao marrasquinho escorridas e picadas
1 litro de chantilly pronto ou nata batida ponto de chantilly
calda da cereja para umedecer
tubetes floresta negra para decorar ou pode ser com raspas de chocolate






Umedece o primeiro disco de bolo com a calda da cereja. coloque sobre a massa uma camada de chantilly e a geléia de cereja. cubra com a outra parte de massa e umedeça com a calda novamente, e passe chantilly, agora coloque cerejas picadas, reservando algumas para a decoração, 



Cubra com  a ultima massa, e passe chantilly em todo o bolo, voce pode agora finalizar a decoração com raspas de chocolate e cereja tradicionalmente, ou colocar tubetes de cereja como eu fiz, decorando com tema de Páscoa:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário