domingo, 4 de novembro de 2012

Caminhos do Campo Parte II - Cupcake de Pinhão

Só o nome já é gostoso, né?! Tudo que vem do campo é lindo, porque remete a natureza, ar puro, sossego. Gosto do rural porque fui criada em cidade de interior, aonde se tem galinzé como bicho de estimação, rs. 


Essa aí pra que não conhece é a minha Araucária, e essas joaninhas de marshmallow foi uma brincadeira que fiz com o Programa Caminhos do Campo. Para quem assiste ao programa dominical da Globo PR, sabe que quando eles vão a algum lugar, ou tem alguma feira, mostram uma ilustração de joaninha fazendo uma trilha, fiz a minha trilha, já que vieram conhecer minha Araucária.


Não foi à toa que eu me inscrevi no Programa Caminhos do Campo, Receitas paranaenses(Para ver minha reportagem e conhecer um pouco sobre mim, clique no link acima). Hoje vivo numa capital linda, mas, tenho orgulho de dizer que vivo em meio a natureza, o que demonstra que podemos ter esse campo em Curitiba que é uma cidade arborizada, e muito rica em Araucárias, que é o símbolo do Paraná, inclusive o próprio nome da Cidade CURITIBA significa grande quantidade de pinheiros em guarani, para quem não sabe pinhão é o fruto da Araucária. 


E foi desse fruto que surgiu minha receita de Cupcake de Pinhão, que está no concurso. Começam hoje as votações, a receita mais votada ganha. Então, quero pedir com muita humildade que votem na minha receita, pois todo o amor que decido a arte culinária está exposta nessa receita, é um amor verdadeiro e puro, só por estar na final e poder expor esse meu ofício de maneira tão carinhosa e honesta, já me sinto uma vencedora. 

Para votar clique aqui, no site da G1 Paraná, está em INTERATIVIDADE, como as fotos abaixo:


Mais importante que votar é provar essa delícia paranaense, portanto está ai a receita, 
espero que gostem: 

Cupcake de pinhão

Ingredientes da massa:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de chá de pinhão cozido e moído
2 xícaras de chá de açúcar
meia xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
formas de alumínio próprias para cupcake ou mufins
formas de papel para cupcake

Modo de fazer a massa: 
Numa tigela coloque a farinha de trigo e o pinhão moído. Misture bem para não empelotar e reserve. Bata o açúcar, o óleo e o leite. Quebre os ovos e vá colocando um a um, inteiros mesmo. Bata até ficar bem homogênea a mistura. Depois, coloque o pinhão que foi misturado com a farinha de trigo e siga batendo. Desligue, coloque o fermento em pó e bata mais um pouco só até o fermento se misturar bem com a massa. Ela está pronta para ser colocada nas forminhas de papel.
Coloque as forminhas de papel na forma de alumínio para cupcake - se você não tiver as formas de alumínio para cupcake pode usar forminhas para empadas, só não pode deixar sem uma forma para colocar as forminhas de papel.
Use o copo do liquidificador para ajudar a encher as forminhas de papel. Não precisa encher até em cima, tem que deixar um espaço porque a massa vai crescer. Leve para assar por mais ou menos 40 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC. Enquanto a massa assa vamos ao recheio.

Recheio: 
Brigadeiro de pinhão:
1 lata de leite condensado
1 xícara de pinhão bem moído
2 colheres de sopa de manteiga
200 gramas de creme de leite

Modo de preparo do recheio:
Coloque tudo numa panela e antes de acender o fogo e mexa bem. Não se preocupe com a manteiga que ela vai derreter depois. Cozinhe em fogo alto por aproximadamente 8 minutos até ficar na consistência de mingau. Quando começar a engrossar baixe o fogo, mexa mais um pouco e aí reserve o recheio.

Cobertura:
marshmallow e crocante de pinhão:
1 xícara de água
4 claras
4 xícaras de açúcar
1 xícara de pinhão picado
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de leite em pó
Modo de preparo da cobertura: 
Prepare uma calda com a água e duas xícaras de açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até ficar em "ponto de bala". Se tiver um termômetro o ponto certo de desligar é quando atingir os 120º. Se não tiver, teste pingando um pouco da calda num copo de água. Se formar uma balinha tipo "puxa" já está no ponto. Em seguida bata as claras em neve. Quando estiverem em ponto de neve acrescente a calda ainda morna às claras sem desligar a batedeira. Deixe bater até que a tigela esfrie e esse marshmallow fique firme.

Numa frigideira coloque o pinhão picado para torrar até ficar crocante e reserve.
Na mesma frigideira coloque as outras duas xícaras de açúcar até derreter. Acrescente o pinhão torrado, mexa rápido e desligue o fogo. Coloque a manteiga e mexa antes que endureça. Passe essa mistura para uma forma untada e deixe esfriar. Vai se formar um caramelo.
Depois, coloque esse pinhão caramelizado e o leite em pó dentro de um saco plástico e usando um martelinho de bife quebre até esfarelar. Está pronto o crocante de pinhão!!

Montagem do cupcake
Quando o cupcake  estiver assado tire do forno e coloque em cima de uma grelha ou algo parecido para evitar que solte da forminha de papel. Com uma faca faça um buraco no meio do bolinho e retire o miolo para rechear por dentro. Use uma colher para colocar o recheio. Espalhe bem, inclusive por cima. Com um saco de confeiteiro cubra o bolinho com o marshmallow e por cima polvilhe a vontade com o crocante de pinhão. Está pronto!

Agora fotos dos bastidores:

Obrigada ao meu marido Matias Rodriguez que apesar de não querer aparecer nas fotos, é o maior comensal de meus cupcakes; 
Obrigada a equipe da RPC TV e minha querida professora e coordenadora do curso de nutrição, que me acompanhou nessa etapa: Da esquerda: Eu, Sandro Ivanowski, Carlos Costa e Dirceu de Souza, e abaixo: Prof.ª Maria de Fátima Negre. 



Beijos e obrigada a todos que acreditam no meu trabalho.

Ariani Viviani

Nenhum comentário:

Postar um comentário